Vídeo - Almir Zarfeg recebe Troféu Arte em Movimento em evento concorrido no Rio de Janeiro
O poeta e jornalista itanheense Almir Zarfeg
O poeta e jornalista Almir Zarfeg recebeu às 18h da última quarta-feira (6 de novembro) o Troféu Arte em Movimento no Rio de Janeiro. A honraria, que chega à 10ª edição, foi entregue a 50 personalidades do mundo das artes na Taberna da Glória, na Cidade Maravilhosa.
Zarfeg foi indicado na Categoria Poeta/Escritor pela Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro (APPERJ). Na oportunidade, ele foi representado pelo poeta, editor e presidente da APPERJ, Jorge Ventura (veja vídeo).
O Troféu Arte em Movimento é uma iniciativa do artista plástico José Pereira de Souza, mais conhecido como ZEP, que não apenas idealizou o prêmio como vem confeccionando os troféus nos últimos dez anos. De forma independente, voluntária e revolucionária.
“Estou muito feliz demais pela indicação de meu nome para receber essa honraria. Mais um sonho que vira realidade”, comentou Zarfeg.
Em 2024, além do Troféu Arte em Movimento, Zarfeg ganhou outros prêmios relevantes, como Ecos da Literatura, APPERJ VI, Gonzaga de Carvalho e Abrames. Também foi finalista no II Prêmio Claudio Willer de Poesia e no IX Festival de Poesia de Lisboa.
Para encerrar o ano com chave de ouro, está lançando o romance “Homem-gato, homem-feito” pela Editora UICLAP. O livro narra o sumiço do radialista Ivan Rocha em 1991 em Teixeira de Freitas e, ao mesmo tempo, denuncia a impunidade de seus algozes.
“Trinta e três anos após o assassinato brutal de Ivan e a constatação de inúmeras coincidências reveladoras, resolvi eternizar o fato lamentável misturando jornalismo com fantasia”, disse Zarfeg, que é presidente de honra da Academia Teixeirense de Letras (ATL).