Secretaria De Saúde De Itanhém Emite Nota De Esclarecimento Sobre Ausência De Médico No Distrito De Ibirajá
A Secretaria Municipal de Saúde de Itanhém publicou nesta segunda-feira (1º de setembro) uma nota de esclarecimento sobre a ausência temporária de atendimento médico na Unidade de Saúde do Distrito de Ibirajá.
De acordo com o comunicado, a situação ocorreu devido ao desligamento voluntário do médico que atuava na unidade por meio do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). A desistência do profissional ao programa, conforme as regras estabelecidas pelo convênio federal, resultou no encerramento imediato de suas atividades.
A Secretaria explicou que a reposição de profissionais vinculados ao Mais Médicos segue critérios rígidos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Assim, a administração municipal não pode, de forma unilateral, transferir ou alocar outro médico da rede local para a vaga, já que o programa foi criado para expandir o atendimento em áreas vulneráveis, não podendo ser usado para substituir equipes existentes.
Segundo a nota, a única forma de reposição é através de processo seletivo conduzido pelo Governo Federal. Por isso, a Secretaria já realizou os registros formais junto ao Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) do Ministério da Saúde e enviou ofícios aos órgãos competentes, solicitando com máxima urgência o chamamento de um novo médico para ocupar a vaga.
O órgão municipal reforçou ainda que está empenhado em manter os serviços de saúde em Ibirajá e que está atuando para que a reposição aconteça no menor tempo possível.
“Reafirmamos nosso compromisso com a saúde e o bem-estar de toda a população de Ibirajá e de Itanhém”, destacou a Secretaria de Saúde na nota