Há 25 anos Brasil vencia Copa do Mundo Sub-17; itanheense Goleiro Raniere fazia parte do elenco

Há 25 anos, o Brasil conquistou a Copa do Mundo sub-17 no Egito. Além de revelar ao mundo o jovem Ronaldo Assis Moreira, que anos depois se tornaria o multicampeão Ronaldinho Gaúcho, o torneio abriu as portas para a Seleção Brasileira se tornar ainda mais dominante nas categorias de base.

Criado em 1985, o Mundial Sub-17 nunca havia sido vencido pelo Brasil. A melhor participação até então foi logo na primeira edição, com a terceira posição no torneio disputado na China.
Entre o elenco vitorioso estava o itanheense Raniere Santos, que hoje aposentado como jogador depois de passar por vários times brasileiros, está sendo treinador em Luxemburgo.

"Foi um momento mágico para todos nós que fizemos parte daquela seleção, é uma lembrança que vai ficar marcada para sempre em nossas vidas e no futebol brasileiro", disse Raniere ao ItanhemFest.
O goleiro ainda falou ao ItanhemFest, que boa parte do grupo ainda mantem contato, onde formaram um grupo de WhatsApp e se falam diariamente.
Ronaldinho Gaúcho também fazia parte do elenco e foi o destaque da seleção na época.
RONALDINHO
Como não poderia ser diferente, Ronaldinho Gaúcho foi o grande nome do título mundial sub-17. Apesar de jovem e franzino, o gaúcho já apresentava todas os sinais de que se tornaria um dos jogadores mais talentosos do futebol mundial.
“Não foi surpresa ver o sucesso do Ronaldinho. Em 1997 ele já tinha toda essa habilidade. A diferença era só que ele não tinha esse físico todo. Mas a qualidade era absurda, não tinha erro. Tem muito jogador que vai bem na base, mas não consegue repetir no profissional. Mas o Ronaldinho não tinha jeito. Ali todo mundo já sabia”, relembrou o treinador.

O chefe da delegação brasileira no Egito foi Heitor Costa, presidente da Federação de Futebol do Estado de Rondônia. 25 anos após o feito, o dirigente ressalta a importância da conquista e de como isso impactou o futebol brasileiro.
“É a importância de ter mostrado Ronaldinho Gaúcho para o mundo. Era um país bem diferente, muitos anos já se passaram, alguns já até faleceram. Foi um time com muita união. E é bonito ver o Fabio até hoje mostrando a sua capacidade no Fluminense”, relembrou.
Duas décadas após a conquista, a CBF parabeniza novamente todos os vencedores da Copa do Mundo sub-17 no Egito, em 1997.







