logo itanhem fest

Câmara de Itanhém decreta três dias de luto oficial pela morte de “Pipoquinha”

por ItanhemFest | em 02/06/2025

Câmara de Itanhém decreta três dias de luto oficial pela morte de “Pipoquinha”

A cidade de Itanhém amanheceu de luto no último domingo, 1º de junho de 2025, com a notícia do falecimento de Orlando Ferraz Macedo, carinhosamente conhecido como “Pipoquinha”, uma das figuras mais queridas e tradicionais do município.

Diante da perda irreparável, a Câmara de Vereadores de Itanhém, por meio do Decreto nº 01/2025, assinado pelo presidente da casa legislativa Paulo Renato Correia, decretou luto oficial de três dias, em sinal de profundo pesar.

O decreto, publicado no dia 1º de junho de 2025, reconhece a importância de Pipoquinha para a comunidade, destacando que ele pertencia a uma família tradicional da cidade e era uma personalidade muito estimada por todos.

Confira o que diz o decreto:

“Art. 1º – Luto oficial por 03 (três) dias na Câmara Municipal de Itanhém, em sinal de profundo pesar pelo falecimento do senhor Orlando Ferraz Macedo.”

O documento ainda informa que o decreto entra em vigor na data de sua publicação, ou seja, 1º de junho de 2025, ficando revogadas quaisquer disposições em contrário.

Câmara de Itanhém decreta três dias de luto oficial pela morte de “Pipoquinha”


Quem foi Pipoquinha

Orlando Ferraz Macedo, o “Pipoquinha”, tinha 64 anos, era filho de Carmen Ferraz Macedo, a conhecida Dona Pipoca, e de Juvencio Lopes Macedo (in memoriam). Ele faleceu na manhã de domingo após passar mal em sua residência e ser levado ao Hospital Maria Moreira Lisboa, onde não resistiu.

Pipoquinha era casado com Adelice Canela, com quem teve uma filha. Durante sua vida, viveu por um período nos Estados Unidos, mas voltou a residir na comunidade de Curvelo da Conceição (Corro), onde atuava como comerciante.

Além de sua simpatia e carisma, era irmão de pessoas bastante conhecidas na cidade, como as professoras Cláudia e Maria Batista, a ex-vereadora Mary Carla, além de Luciano Pipoca e Hinho Ferraz.

O velório está acontecendo na residência de sua mãe, na Rua Barbosa, nº 21, próximo à Igreja Católica, no centro de Itanhém. O sepultamento está marcado para esta segunda-feira (2 de junho), no Cemitério Municipal de Itanhém.

Itanhém de luto

O decreto reflete o sentimento de toda a população itanheense, que se despede de uma pessoa que deixa uma trajetória marcada por amizade, alegria e muito amor pela sua cidade e por todos que conviveram com ele.

O site ItanhémFest se solidariza com a família e amigos de Pipoquinha neste momento de dor e consternação.

X
Banner alternativo