Alunos do CMEI de Itanhém Participam de Ato Democrático para Atualização do PPP
Nos dias 12 e 16 de setembro de 2024, os alunos do Pré-Escolar I e II do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Itanhém vivenciaram um momento especial de democracia e participação ativa. Sob a liderança da gestora Claudia Ferraz Macêdo Pinheiro Dias, as crianças foram entrevistadas como parte do processo de atualização do Projeto Político Pedagógico (PPP), documento fundamental que norteia as diretrizes educacionais da escola.
O PPP, segundo Vasconcellos (2004), é a materialização da identidade de uma instituição educacional e, por essa razão, deve ser construído de forma democrática, com a participação da comunidade escolar de maneira transparente. Nesse sentido, a participação dos alunos se torna crucial, pois a escola é um espaço de formação de cidadãos. Ouvir suas opiniões, desejos e sugestões contribui para um planejamento coletivo que visa à constante melhoria do ambiente escolar e de seu processo educativo.
Durante as entrevistas, as crianças de 4 e 5 anos expressaram suas opiniões de forma autônoma e confiante. Elas responderam a perguntas fundamentais como: "Que escola temos?", "Que escola queremos?" e "O que é preciso fazer para ter a escola que queremos?". As sugestões foram diversas e criativas, incluindo pedidos por aulas de Inglês, Música, Dança, Capoeira, futebol, além de instalações como piscina de bolinhas, cama elástica e novos mobiliários. Também foram feitas solicitações para uma alimentação mais saudável, com a inclusão de saladas, bebedouros, novos livros literários, fantoches, jardim florido, horta e pomar.
A participação ativa dessas crianças demonstra a importância de oferecer uma educação de qualidade em um ambiente que valoriza o diálogo e a democracia. Ver a autonomia dos alunos ao expressar seus desejos reforça o compromisso da instituição em proporcionar oportunidades que formem cidadãos conscientes e participativos.
A equipe do CMEI aproveitou para agradecer ao portal ItanhémFest pela parceria de sempre, que contribui para a divulgação de ações tão significativas na educação municipal.