3ª Conferência da Mulher em Itanhém tem plenária lotada e destaca fortalecimento das políticas públicas
Com plenária lotada e presença de mulheres de vários segmentos da sociedade, a 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Itanhém foi um sucesso. O tema foi: Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas.
Realizada na manhã desta segunda-feira (28), na AABB Comunidade, a conferência foi mais um marco no fortalecimento da participação feminina e na construção de políticas públicas no município.
A programação começou às 8h com o credenciamento, seguido por oração, execução dos hinos Nacional e de Itanhém – interpretados por Índira e acompanhados por Alexandre – e falas de abertura. Após o café da manhã, as participantes assistiram à palestra da convidada Gini Kinjyo, que abordou temas centrais sobre os direitos das mulheres.
Durante a conferência, foram formados quatro grupos de discussão, onde as participantes debateram propostas que serão levadas à Conferência Estadual em Salvador. O evento foi encerrado com a escolha das delegadas que representarão Itanhém na etapa estadual.
A secretária de Assistência Social, Lidiane Guimarães, destacou a importância do evento para ouvir as demandas da população e construir políticas públicas com participação popular. Ela também lembrou que agosto é o mês do Agosto Lilás, campanha de combate à violência contra a mulher, reforçando a relevância do tema discutido.
O prefeito Bemtivi também falou durante o evento e ressaltou que Itanhém é um dos municípios que mais realizam conferências municipais. “É nesse momento que a comunidade contribui com ideias que ajudam a construir políticas públicas eficientes e voltadas para cada realidade”, disse.
Também marcou presença o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulinho Correia, reforçando o apoio do Legislativo às pautas debatidas durante o evento.
A mesa foi composta por mulheres atuantes em diferentes áreas da sociedade, como empresárias, trabalhadoras do campo, feirantes, profissionais da educação e uma gari — representando com orgulho a diversidade da mulher itanheense.
Com participação ativa e representativa, a 3ª Conferência reafirma o compromisso de Itanhém com o protagonismo feminino e com o avanço de políticas públicas voltadas para as mulheres.