44ª CIPM implementa projeto de Conselho Comunitário de Segurança Rural

 

 
 
Na manhã desta segunda-feira (08), aconteceu no auditório da 44ª CIPM/Medeiros Neto uma reunião promovida pelo Comandante da 44ª Companhia Idependente de Polícia Militar, na qual se discutiu a implementação de um Conselho Comunitário de Segurança Rural - CONSEG, na zona rural de responsabilidade desta OPM.

O evento contou com a presença dos Srs. Marick Teixeira, Prefeito de Vereda-Ba, Mildson Medeiros, Prefeito de Itanhém-Ba e Calixto Ribeiro, Prefeito de Ibirapuã-Ba, além de Presidentes de Sindicatos rurais e demais representantes de propriedades rurais.
 

De acordo com o Maj PM Leão, Comandante da 44ª CIPM, a ideia do Conselho Comunitário de Segurança Rural surgiu para criar um espaço onde todos possam se reunir e pensar estratégias de enfrentamento aos problemas de segurança pública, orientados pela filosofia de polícia comunitária.

 Desse modo, tal iniciativa busca atender aos anseios de pequenas comunidades e produtores rurais, os quais possuem como desafios o aumento de ocorrências nas áreas rurais, somado à dificuldade de acesso a determinadas localidades,  fatores estes que refletem em maior vulnerabilidade para as pessoas no campo. Daí foi necessário desenvolver um projeto que atenda a essa necessidade” enfatizou o Comandante.
 

Na sequência, o Subcomandante da Unidade explanou sobre a implementação do Conseg Rural, (Fundamentação legal, atribuições, estrutura, beneficiados e soluções), além de esclarecer dúvidas do público presente. Também foi apresentado a proposta da Ronda Rural Georreferenciada, que já é utilizada no âmbito da PMBA, com o emprego de recursos tecnológicos propiciando o mapeamento de toda a região por meio do georreferenciamento de propriedades e estradas vicinais.

Por fim, os presentes elogiaram a iniciativa, entendendo que a mesma trará mais segurança à Comunidade Rural; outrossim, a implementação deste Conselho irá estreitar ainda mais a relação da comunidade e órgãos policiais, fazendo com que cooperem entre si. Ademais foi acordado entre os presentes uma nova data para formalização do CONSEG Rural.

Fonte: ASCOM/44ª CIPM


Notícia Postada em 09/02/2021
Comente esta notícia: