SAUDADE: Itanhém vai celebrar o 90º aniversário de nascimento de Gedeon Botelho em agosto

 

Por ItanhemFest

 

Karine e seu saudoso pai, Gedeon Botelho

 

O ano de 2020 está repleto de referências ao ex-prefeito Gedeon Botelho: em março fez cinco anos do seu falecimento ocorrido no Hospital Felício Rocha em Belo Horizonte, capital mineira, de falência múltipla dos órgãos. Em agosto será a vez da celebração do 90º aniversário de nascimento do saudoso líder político itanheense.

 

Ao partir para sempre aos 84 anos de idade, Gedeon Botelho deixou filhos e netos, mas deixou sobretudo um grande legado como empresário e, sobretudo, como político. Pois ele foi vereador e ocupou o Executivo itanheense em três oportunidades (82/88, 93/96 e 2005/2008).

 

"Gedeon Botelho liderou o período que compreende a eleição de Edinho Afonso, em 1976, até o ano de 2015, quando se foi para sempre, e o Executivo municipal era ocupado por Milton Guimarães, o Bentivi, reeleito com o apoio do líder”, informou Almir Zarfeg.

 

Nesse tempo, Gedeon influenciou decisivamente a eleição de Edinho, se elegeria prefeito em seguida. Voltaria ao comando da prefeitura mais duas vezes e, numa demonstração de prestígio político, botaria na prefeitura os prefeitos Neco Batista (dois mandatos), Oséas Moreira e Milton Guimarães (dois mandatos). 

 

Saudoso Gedeon Botelho e sua filha caçula, Karine

 

"A história política de Itanhém pode ser dividida em dois tempos: o primeiro liderado por Sady Teixeira Lisboa e o segundo por Gedeon Botelho Ferreira”, acrescentou Zarfeg.

 

Mineiro de Joaíma/MG, onde nasceu aos 22 de agosto de 1930, ele se mudou para Itanhém ainda jovem onde constituiu família e fez história.

 

"Meu pai foi especial em todos os sentidos, seja como chefe de família, seja como homem público. Por isso, merece ser lembrado e homenageado sempre, especialmente durante a comemoração do seu 90º aniversário de nascimento. A saudade que sinto dele é cada vez mais presente e intensa”, afirmou Karine Botelho, filha caçula do ex-prefeito.



Notícia Postada em 28/04/2020
Comente esta notícia: