Vice-prefeito de Itanhém Alex Chaves recebe secretário de Turismo Nelson Pelegrino para audiência pública sobre turismo

 

Por Itanhemfest

O Vice-prefeito de Itanhém Alex Chaves promoveu, neste domingo em Ibirajá, distrito de Itanhém, uma Audiência Pública para debater o Fortalecimento do Turismo em Ibirajá e região, com foco nas cachoeiras e montanhas. Participaram do evento como convidados especiais o secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, e a deputada estadual Maria Del Carmem. Além de líderes locais como o prefeito Milton Guimarães, o presidente da Câmara Luís Marcos Vilas Boas, o vereador Rivelino e o vereador de Vereda Manrick Teixeira.

O evento iniciou com uma visita do secretário à Cachoeira dos Catábrigas, ponto turístico que incentiva milhares de visitantes anuais à região, onde o secretário pôde reconhecer as belezas do atrativo e as necessidades da localidade. Após a visita, o grupo se reuniu com a comunidade em Ibirajá, onde ocorreram as falas das lideranças e a participação da comunidade. Para Alex Chaves, a realização da audiência pública atende à demanda da sociedade, que tem cobrado que os governos e candidatos a prefeito ouçam as pessoas, para desenvolver políticas públicas adaptadas às localidades. “Nós estamos aqui hoje construindo com vocês um plano de governo, onde o povo tem a oportunidade de falar com um secretário de estado, com uma deputada e colocar suas propostas para que possamos levar para a nossa caminhada eleitoral”, discursou Alex Chaves.

Atendendo recomendação do vereador e do presidente da Câmara Luiz Marcos Vilas Boas, a deputada Maria del Carmem assumiu o compromisso de encaminhar solicitação formal ao governador Rui Costa, para que o mesmo inclua o asfaltamento do trecho Ibirajá à BA-290, no seu plano de trabalho. “Nós temos lutado muito para que saia o asfalto de Itanhém a Bertópolis e vamos incluir mais esta solicitação ao governador, que com certeza ajudará a população de Ibirajá e a grande massa de turistas que visitam a região”, garantiu a deputada.

O secretário Nelson Pelegrino reconheceu que o asfaltamento não é executado por sua secretaria, a SETUR, mas se comprometeu em facilitar projetos que promovam melhorias na Cachoeira e a desenvolver, junto com o município de Itanhém, o Inventário Turístico do Município, para ampliar a divulgação e participação de turistas na região. “Em termos de entrada de divisas externas, o Turismo representa mais para o país que a indústria automobilística, e Ibirajá precisa se adaptar para ter acesso a este desenvolvimento sustentável promovido pelo turismo”, disse o secretário. Para o prefeito Milton Guimarães, a prefeitura já iniciou o apoio ao desenvolvimento turístico do município, através de um convênio com o SEBRAE, mas garantiu que a parceria com a SETUR/BA será um importante passo para profissionalizar a atividade no município.

Ao final, os participantes da comunidade fizeram suas perguntas e declarações onde ficou claro que a região necessita de muitos investimentos em infraestrutura como asfalto, ou ao menos cascalhamento; segurança pública; vigilância, gestão e recuperação ambiental do Rio Água Fria e da Cachoeira dos Catábrigas, e educação ambiental para evitar deposição de lixo e uso de agrotóxicos nas margens dos rios. “Nós temos diversos atrativos em nossos rios, mas em muitos casos a poluição tem atrapalhado que possamos tomar um banho de rio o receber as pessoas com mais qualidade”, reclamou Suzana Sousa, moradora de Ibirajá.

Notícia Postada em 27/10/2015
Comente esta notícia: