Reinaugurado novo espaço físico da Secretaria de Desenvolvimento Social de Itanhém

 

Por Itanhemfest

Foi reinaugurado na manhã desta quarta-feira (27/11), em Itanhém, o novo espaço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que é comandada pela secretária Lidiane Guimarães. A Secretaria de Desenvolvimento Social tomará o lugar, a partir de agora, da antiga Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMUTHAS). A mudança de nome e política se deveu à nova Política Nacional de Assistência Social.

A nova secretaria ficará dividida em dois setores: de um lado, o Centro Administrativo do Órgão, constituído de Gabinete da secretária e Coordenação de gestão do SUAS, além dos departamentos da Coordenação de Benefícios Eventuais e Coordenação de Habitação. Do outro lado, o Centro Operacional, onde funcionam o CRAS e Programa Bolsa Família, os dois setores contarão com uma recepcionista.

A reinauguração contou com a presença do prefeito Milton Ferreira Guimarães, o Bentivi, do vice-prefeito Alex Chaves, do secretário Beto Correia (Administração), do chefe de Gabinete Geraldo, do presidente da Câmara, Nem Mendes, e dos vereadores Audrey Correia, Dr. Luiz, Rivelino, Deó e do público em geral.

Em seu discurso, a secretária Lidiane destacou que, além de organizar o atendimento, a nova sede vai proporcionar a existência de um ambiente aconchegante, onde as famílias e indivíduos usuários dos serviços poderão se sentir em casa, com todo conforto possível.

Durante a reinauguração teve a exposição de trabalhos realizados durante o ano de 2013, pelas crianças, adolescentes, mães, idosos e gestantes dos serviços de convivência e fortalecimento de vinculo do Cras de Itanhém, Batinda e Ibirajá.

“Obrigada pela presença de todos, para começar eu só tenho a agradecer a toda a minha equipe que vem me ajudando o máximo nessa caminhada de seis meses. Com muitas dificuldades, conseguimos fazer um espaço onde todos os usuários possam ser atendidos da melhor maneira possível”, afirmou Lidiane Guimarães. A sede do Programa Bolsa Família, cujo trabalho foi recentemente reconhecido pelo Governo do Estado como um modelo de gestão na Bahia, também está de cara nova, com sala mais ampla e climatizada. “Fiquei muito fez quando fiquei sabendo que nosso programa foi reconhecido em todo Brasil, que estava entre os 10 melhores", comentou o coordenado do Bolsa Família Arí Wárlid durante apresentação do programa.

No CRAS, além das mudanças na estrutura física que proporcionarão um ambiente confortável e climatizado para realização de um atendimento individualizado, foi criada uma recepção e uma sala de espera. Isso garantirá mais conforto ao usuário que aguarda atendimento. O atendimento à pessoa com deficiência tem sido uma das grandes preocupações da Secretaria. Essa nova reforma contemplou mudanças nos banheiros, que agora estão adaptados e contam inclusive com portas corrediças, proporcionando maior acessibilidade aos usuários.

No setor administrativo também houve mudanças. Agora o usuário poderá esperar o atendimento assistindo aos noticiários na TV, em sala ampla e confortável. A secretaria também falou do recesso antecipado dos programas PETI, ProJovem, dizendo que os programas não foram encerrados, como todo ano eles entraram em recesso, e que ano que vem quando, regularizar os recursos por parte do governo federal, os programas vão voltar a funcionar normalmente. “Já tem vários meses que os recursos não estão sendo repassados pelo governo federal, mas a prefeitura vem mantendo com recursos próprios esses programas, mostrando assim o compromisso que tem com as crianças e funcionários dos programas. Mas paramos um mês mais cedo, pois não podíamos funcionar não tendo dinheiro para pagar os funcionários e fornecedores”, finalizou a secretária. O presidente da Câmara, Nem Mendes, fez uso da palavra: “Quero parabenizar a secretária e toda sua equipe por essa grande conquista que está acontecendo, e falar que eu e a Câmara de Vereadores estaremos sempre à disposição".

O prefeito Bentivi agradeceu a presença de todos e falou da importância da reinauguração da nova secretaria. "Obrigado pela presença de todos, quero parabenizar a secretária Lidiane por essa realização tão importante, que com certeza vai trazer mais conforto às pessoas que precisarem dos serviços da secretaria, que apesar das dificuldades por que estamos passando, continuamos tentando fazer o máximo para manter tudo funcionando. Parabéns a você, Liliane, e a toda a sua equipe", comentou o prefeito.

Os coordenadores de cada setor falaram um pouco sobre os trabalhos realizados. Ainda teve a apresentação dos adolescentes dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculo de 15 a 17 anos, que apresentaram o "Cup Songs" (Som com Copos), na versão musical popular brasileira, sobre orientação da facilitadora musical Indira Cacique.

Também teve apresentação de dança com o tema “Menino gigante", das crianças e adolescentes dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculo, sob orientação da facilitadora de dança Milena Lisboa. Mais fotos em nossa galeria

Notícia Postada em 28/11/2013
Comente esta notícia: