Ressaca: Se for beber, não dirija, nem sofra efeitos colaterais do álcool

 

Efeito colateral de doses a mais de álcool no organismo, a ressaca é uma espécie de recado que a substância deixa sobre os prejuízos do consumo de bebidas alcóolicas à saúde. Segundo o gastroenterologista Ricardo Barbuti, médico-assistente do Hospital das Clínicas de São Paulo e membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia, um dos efeitos, a sensação de boca seca, é consequência da diminuição da vasopressina (também conhecida como hormônio antidiurético) causada pelo álcool, o que faz com que a pessoa urine mais e fique com todo o organismo ressecado. Ressaca instalada, o jeito é saber controlá-la. A nutricionista e bióloga Adeilda de Morais, especializada em educação nutricional, explica que “o mais importante é repor os líquidos perdidos, para assim recuperar os sais minerais, vitaminas, cálcio, potássio e magnésio que se foram com a urina excessiva”. Ingerir água pura, água de coco e sucos naturais é o mais recomendado. Estes últimos podem ser de qualquer sabor, mas o de tomate é especialmente bom para a ressaca por ser muito rico em vitaminas e potássio. Adeilda recomenda também o mel por ter açúcar natural (frutose) que é absorvido rapidamente pelo organismo. Quanto às dores de cabeça, o ideal é não recorrer a medicamentos, mesmos aqueles à base de ácido acetilsalicílico: “Ele elimina a dor de cabeça, mas tem efeitos colaterais como o agravamento de doenças renais, úlcera, gastrite e refluxo”, ressalta Barbuti. Adeilda sugere um filé de atum (as enzimas ajudam a minimizar aquela sensação latejante) e alecrim (que melhora a circulação sanguínea no cérebro e alivia a pressão sentida por ele). Gengibre, hortelã e leite são os melhores ingredientes para acalmar o estômago e aliviar as náuseas. A nutricionista indica colocar os dois primeiros em um suco e tomar separadamente um copo de leite desnatado. Para dar uma levantada no humor, a melhor pedida é comer uma simples banana. Além de ser fonte de potássio, ela é rica em vitamina B6, que age na serotonina, um neurotransmissor que melhora o humor e ajuda a diminuir dores do corpo. TRUQUES Um dos truques para evitar ressaca enquanto bebe é intercalar uma dose de bebida alcoólica com um copo d’água (para combater a desidratação) ou de bebida isotônica (rica em minerais). “É bom porque também ajuda a beber menos. O álcool é extremamente nocivo à saúde, então quanto menos, melhor”, destaca Adeilda. A velha lição popular de tomar uma colher de azeite de oliva antes de beber também é real. A nutricionista diz ainda que o ideal é fazer um lanche leve antes de beber e “beliscar” alguma coisinha ao longo do período em que o copo estiver cheio. Frutas oleaginosas (amendoins, castanhas, amêndoas, nozes etc.), ricas em vitamina E e proteínas, e picles, que contém vitamina A, cálcio, ferro e potássio, são os petiscos mais recomendados. TIPO DE BEBIDA Caso for escolher o tipo de bebida, Barbuti aconselha as bebidas destiladas (como a vodca), e não às fermentadas (cerveja e vinho, por exemplo), porque as últimas “têm elementos metabólicos que agravam todos os sinais e sintomas da ressaca”. Fonte: Bahianoticias

Notícia Postada em 14/11/2013
Comente esta notícia: