O projeto “Saúde em Movimento”, da Secretaria Estadual da Saúde, está beneficiando os idosos de Itanhém. O projeto disponibilizou pelo menos 100 consultas oftalmológicas, entre elas exames complementares e até 50 cirurgias de catarata para pessoas de 60 anos ou mais do município.
Os benefícios são frutos da parceria entre o governo do estado e a Secretaria de Saúde de Itanhém, que organizou um verdadeiro mutirão para beneficiar seus idosos.
Chamado de “Saúde em Movimento”, o mutirão acontece em Itanhém, mas os exames são realizados em Teixeira de Freitas, no período de 15 até 21 de setembro.
A equipe de regulação de exames da Secretaria de Saúde de Itanhém, coordenada pela enfermeira Gabriela Sicupira, está empenhada na organização do evento que vai desde a busca ativa e triagem dos usuários, até o transporte e a promoção do bem-estar deles durante o período de avaliação oftalmológica. E a possível cirurgia.
“Isso mostra o empenho que o Estado da Bahia e o município de Itanhém estão tendo com os idosos. O poder público quer sempre proporcionar uma vida melhor para os idosos”, afirmou Joabe Pires.
“Saúde em Movimento”
O “Saúde em Movimento” é um programa com a finalidade de levar, durante um ano, serviços de saúde para os moradores das cidades do interior baiano. A ação teve início em novembro de 2009 e sua primeira etapa está direcionada a possibilitar atendimento oftalmológico, com os mais modernos recursos, aos mais de 381 mil cidadãos inscritos no Programa TOPA - Todos pela Alfabetização e para a parcela da população baiana com mais de 60 anos.
A consulta oftalmológica e exames complementares (tonometria e fundoscopia) e algumas cirurgias, a exemplo de catarata, estão garantidos. No total, serão realizados 59 tipos de procedimentos, assim como os óculos de correção.
O programa Saúde em Movimento já atendeu cerca de 200 mil pessoas e fez mais de 30 mil cirurgias de catarata nas 13 etapas realizadas até o momento.
Na primeira fase, o programa foi direcionado para o atendimento oftalmológico e em apenas oito meses. A equipe da Estratégia Saúde em Movimento é composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e com a ação interinstitucional da Secretaria Estadual da Educação e Secretaria Estadual da Saúde e Secretarias Municipais de Educação e Saúde.