Novembro Azul - ESF 05 realiza palestra de conscientização sobre saúde do homem em Itanhém

 

Por ItanhemFest 
 

Aconteceu na última terça-feira (06/11) uma ação educativa na ESF 05 (Maria Bela de Souza), onde foi realizada uma palestra, que foi ministrada pelo médico Levi Moreira e pela enfermeira Rita Rizzo.

A palestra foi especial para os homens da unidade de saúde, e foi falado sobre o câncer de próstata, sua importância em prevenir e sobre o tratamento, ações referentes ao Novembro Azul.
 

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

"Essa palestra foi uma ação pelo Novembro Azul, onde tentamos conscientizar os presentes sobre a saúde do homem, em especial sobre o câncer de próstata e tentar acabar com preconceito do homem em fazer o exame", disse a enfermeira Rita Rizzo.
 

Confira abaixo alguns sintomas 

A ausência de sintomas não garante que esteja tudo bem. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns deles vêm à tona, cerca de 95% dos tumores encontram-se em fase avançada.

Os principais sintomas são: 

Vontade constante de urinar; dores ao urinar; presença de sangue na urina e/ou no sêmen;
dores ósseas.

Entre os fatores de risco estão:

Histórico de câncer de próstata na família (pai e irmãos); etnia negra (os homens negros têm maior incidência desse câncer); obesidade; alimentação inadequada; sedentarismo.


Notícia Postada em 07/11/2018
Comente esta notícia: