Por ItanhemFest

A Secretaria de Saúde, através da vigilância epidemiológica juntos com os agentes de endemias, vem fazendo um trabalho constante no combate ao mosquito aedes egypty, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Para melhorar ainda mais o trabalho dos agentes de endemias, eles participaram de uma capacitação oferecida pela DIRES sobre arbovirose.
Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.
A capacitação foi realizada em dois dias terça-feira (11) e quarta – feira (12), no polo (UAB), e ministrada pelo Gerente técnico de Edemias Eduardo Barbosa.

Além desse curso, a equipe vem fazendo um trabalho diferenciado do combate ao mosquito, com mutirões, informações à população. Recentemente chegou ao município de Itanhém o Carro fumacê, que está ajudando no combate ao mosquito.
Sempre bom lembrar que, além da equipe que trabalha no combate, a participação da população é de suma importância para não deixar o mosquito proliferar.
Medidas como guardar garrafas de cabeça para baixo, guardar os pneus velhos sem água em locais cobertos e abrigados da chuva, não jogar lixo em terrenos baldios, entre outras, são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aids Aegypti