Zarfeg visita filho de Manezim do Gavião, que será homenageado no próximo dia 26 em Vitória/ES

 

Por ItanhemFest

 

O poeta e jornalista Almir Zarfeg visitou, na manhã desse domingo (15/4), Júlio Raimundo Costa, que vem a ser filho do saudoso Manoel Raimundo Costa, o Manezim do Gavião.

 

Zarfeg estava acompanhado do presidente do Projeto Club Resgate, Manoel Binas Cerqueira, e do diretor do ItanhemFest, Eptácio Costa.

Júlio é um dos dois filhos ainda vivos de Manezim e continua residindo no mesmo endereço humilde em que seu pai viveu: Rua do Segredo, no bairro Monte Santo, em Itanhém. O outro filho é Domício Raimundo Costa.

"Esta visita faz parte de uma iniciativa nossa para resgatar a memória e a trajetória de Manezim do Gavião”, disse o poeta.

A iniciativa envolve o levantamento biográfico de Manezim do Gavião e uma homenagem que será prestada à memória do repentista e poeta popular no próximo dia 26, às 17h, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, na capital Vitória.

O poeta Zarfeg fará a defesa do nome de Manezim do Gavião como patrono da Cadeira 19 da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (ACLAPT).

"Será uma honra para mim defender o nome do notável Manezim para a Cadeira 19, da qual serei titular na condição de Acadêmico Fundador Correspondente”, pontuou Zarfeg.

 

Manezim do Gavião era natural de Pedra Azul/MG e se mudou para Itanhém na década de 50 do século passado e faleceu em 7 de setembro de 1989, em terras água-pretenses, já octogenário. Analfabeto, ele não deixou nada escrito.

"Analfabeto, mas sábio, Manezim tinha o dom de conversar com as pessoas rimando, o que atraía a atenção de todos e fazia dele um espetáculo à parte para a criançada”, acrescentou Zarfeg, que chegou a conhecer o trovador pessoalmente.

 

Júlio, que guarda grande semelhança física com Manezim, dialogou com Zarfeg na forma de rimas. Em troca, recebeu do poeta uma foto emoldurada do saudoso Manezim do Gavião.



Notícia Postada em 16/04/2018
Comente esta notícia: