As três datas mais importantes da municipalidade itanheense: 13, 14 e 15 de agosto

 

Por Almir Zarfeg 

 

Marcos da cultura itanheense: Tia Nenga, Simplício Binas e Nossa Senhora D'Ajuda

 Itanhém tem três datas sagradas ou muito relevantes que todos sabem de cor e salteado: os dias 13, 14 e 15 de agosto.

No dia 13 se comemora o aniversário da saudosa Aurelina Moreira Lisboa, mais conhecida como Tia Nenga. 14 é a data da emancipação política do município. Já 15 é o dia da padroeira de Itanhém, Nossa Senhora D’Ajuda.

Tia Nenga nasceu em 13 de agosto de 1924 na cidade baiana de Boa Nova. A data sempre foi comemorada em Itanhém, seja pelas famílias Moreira e Lisboa, seja pelos amigos e admiradores da ilustre senhora que, além de ter sido casada com o ilustre Sady Teixeira Lisboa, ostenta o título informal de primeira-dama mais atuante e elegante da história do município.

"Minha vó Nenga foi muito mais que uma simples avó, ela foi também minha madrinha, minha tia- avó, minha vizinha durante toda a minha primeira infância e na adolescência passava longas temporadas em sua companhia na Fazenda Santa Clara”, elogiou a neta Christianne Lisboa.

O 14 de agosto remete ao dia da assinatura do Decreto-lei de nº 1.031, pelo então governador Juracy Magalhães, que emancipou Itanhém de Alcobaça. A instalação da municipalidade propriamente dita se deu em 29 de abril de 1959, com Sady Teixeira Lisboa (UDN) empossado 1º prefeito do novo município. Mas o 14 de agosto se manteve como a data festiva em torno da emancipação política itanheense.

O 15 de agosto, por sua vez, é o dia da padroeira de Itanhém, Nossa Senhora D’Ajuda. Para celebrar a data, a Igreja Matriz organiza uma programação especial, com missas e leilões, para mobilizar a comunidade católica local.

Por fim, fica aqui nosso desejo para que o povo de Itanhém continue prestigiando essas três datas importantes porque, assim, estará enaltecendo o município e a gente itanheense. E viva Água Preta!

______

Almir Zarfeg é poeta e jornalista itanheense. Preside a Academia Teixeirense de Letras (ATL).



Notícia Postada em 11/08/2017
Comente esta notícia: