Academia de Letras de Teófilo Otoni apresenta nova edição de sua revista literária

 

Por Itanhemfest A Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO), que possui dois membros correspondentes no extremo sul da Bahia, apresentou no mês de dezembro de 2013 a 11ª edição de sua revista literária, a Café-com-Letras.

O periódico, de 88 páginas, traz poemas, crônicas e artigos de dezenas de membros da ALTO, bem como de alguns entusiastas da literatura. Todos escrevem sobre o mesmo tema: a juventude. “Todo ser humano nasce para habitar a terra e, com especificidades próprias, olhá-la de maneira diferente, vivendo plenitudes, promovendo ações e provocando emoções”, escreveu na apresentação a professora e atual secretária de Educação de Teófilo Otoni, Iracema das Graças Ferreira. Continuando, ela pontuou: “Quando criança, deixa-se conduzir. Com olhar afoito tenta entender a função de cada espécie que desfila diante de si. Mas, cresce, torna-se jovem”.


Zarfeg é membro correspondente da ALTO desde 2013

O poeta e jornalista A. Zarfeg, que é membro correspondente da ALTO em Teixeira de Freitas, aparece no anuário com o poema “Juventude”: O jovem – quem diria – curte Queen, axé e amendoim O jovem – que alegria – curte os anos 80 e vota aos 16 O jovem – Ave, Maria – curte achados, perdidos e poesia O jovem – oh, jovem – curte Forever Young pra sempre No extremo sul da Bahia, além de Zarfeg, também é membro correspondente da ALTO o romancista João Santos Gomes, que reside em Medeiros Neto.


Amenaide Bandeira Rodrigues é presidente da ALTO

Na crônica “Ser jovem”, a presidente da academia, Amenaide Bandeira Rodrigues, registrou: “Definir a palavra ‘jovem’ é quase impossível, implicando inúmeras situações em que ela aparece; a jovialidade de uma pessoa está na presença de espírito, no desenvolver de suas atitudes, na maneira de encarar a vida, numa mistura de erros e acertos, sem atribuir a culpa a quem quer que seja”. Além de Amenaide, fazem parte da diretoria da ALTO: Elisa Augusta de Andrade Farina (vice-presidente), Wilson Colares da Costa (secretário) e Leuson Francisco da Silva (tesoureiro). “Graças a iniciativas como a publicação da Café-com-Letras e, agora, do portal maravilhoso na internet, a Academia de Letras de Teófilo Otoni vem marcando presença e, mais que isso, conquistando seu espaço”, afirmou Zarfeg. “Com certeza, eu me sinto muito à vontade para dizer que participo dessa casa de letras”, acrescentou. Os interessados em adquirir a revista Café-com-Letras devem acessar o e-mail: letrasto@yahoo.com.br ou letrasto@hotmail.com. O exemplar custa R$ 15,00. :PDF do conteúdo pode ser acessado aqui

Notícia Postada em 06/02/2014
Comente esta notícia: